A Vibra Energia tem investido em diversas iniciativas como soluções para descarbonização e redução de emissões. Recentemente, a empresa de energia firmou uma nova parceria e anunciou o início de operações com um caminhão elétrico VW e-Delivery para o abastecimento de aeronaves.
De acordo com o comunicado, o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, de Manaus é o primeiro da América Latina a ter um caminhão de abastecimento de aeronaves 100% elétrico, com zero emissão. Essa iniciativa é fruto da parceria entre a Pioneiro Combustíveis, a BR Aviation (unidade de negócios da Vibra Energia e marca licenciada da Petrobras) e a Volkswagen Caminhões e Ônibus.
A função está sendo realizada por um caminhão elétrico Volkswagen e-Delivery, que levará o Jet-A para os clientes BR Aviation no aeroporto internacional de Manaus. O veículo elétrico começou a operar de forma plena a partir do dia 12 de dezembro.
O objetivo é abrir novas possibilidades de descarbonização no segmento da aviação e promover o desenvolvimento da Região Amazônica ao mesmo tempo em que acelera a transição energética para fontes mais limpas e renováveis.
De acordo com um estudo de 2020 realizado pela Manchester Metropolitan University, publicado na revista Atmospheric Environment, o segmento da aviação responde por 3,5% da contribuição humana para o aquecimento global.
A responsável pela infraestrutura de carregamento para o caminhão elétrico de abastecimento é a EZVolt, que instalou um carregador com 1 ponto de recarga CCS-2, com potência de 24 kW DC no Aeroporto de Manaus, o que permite o carregamento de 80% da bateria do caminhão em até três horas.
“A chegada do caminhão elétrico é uma semente para a criação de uma rede de fontes renováveis. Já consigo enxergar o pátio dos aeroportos cheio de caminhões elétricos. Além de contribuir para a descarbonização da aviação, esses caminhões vão fazer a BR Aviation prestar um serviço ainda melhor para os seus clientes”, afirma Rodrigo Mota, diretor de aviação da Vibra”, afirma Rodrigo Mota, diretor de aviação da Vibra.
A Pioneiro Combustíveis se uniu à Vibra e à Volkswagen Caminhões e Ônibus, que já tem no mercado o veículo de entregas urbanas e-Delivery, considerado ideal para as operações em aeroportos. O modelo adotado é o e-Delivery 11, com capacidade de 11,4 toneladas e equipado com motor elétrico de 300 kW, três módulos de baterias LFP com 105 kWh total, capazes de fornecer autonomia de até 110 km, que é suficiente para os curtos deslocamentos.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Mais de 50% dos motoristas esperam ter um carro elétrico em 10 Anos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Polestar 3 2025 chega ao mercado mais barato e com maior alcance
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Novo Porsche Taycan GTS é muito mais potente e vai a 690 cv